Páginas

Guerra dos Farrapos

Guerra dos Farrapos

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Eis o perigo de mexer com pessoas inteligentes ( The danger of tinkering with smart people )


O humorista Danilo Gentili postou a seguinte piada no seu twitter:

"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?"

A ONG Afrobras se posicionou contra: "Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda uma representação criminal", diz José Vicente, presidente da ONG. "Isso foi indevido, inoportuno, de mau gosto e desrespeitoso. Desrespeitou todos os negros brasileiros e também a democracia. Democracia é você agir com responsabilidade" , avalia Vicente.

Alguns minutos após escrever seu primeiro "twitter" sobre King Kong, Gentili tentou se justificar no microblog:

"Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?" (GENIAL) "Na piada do King Kong, não disse a cor do jogador. Disse que a loira saiu com o cara porque é famoso. A cabeça de vocês é que têm preconceito."

Mas, calma! Essa não foi a tal resposta genial que está no título, e sim ESTA:

"Se você me disser que é da raça negra, preciso dizer que você também é racista, pois, assim como os criadores de cachorros, acredita que somos separados por raças. E se acredita nisso vai ter que confessar que uma raça é melhor ou pior que a outra, pois, se todas as raças são iguais, então a divisão por raça é estúpida e desnecessária. Pra que perder tempo separando algo se no fundo dá tudo no mesmo?

Quem propagou a ideia que "negro" é uma raça foram os escravagistas. Eles usaram isso como desculpa para vender os pretos como escravos: "Podemos tratá-los como animais, afinal eles são de uma outra raça que não é a nossa. Eles são da raça negra".

Então quando vejo um cara dizendo que tem orgulho de ser da raça negra, eu juro que nem me passa pela cabeça chamá-lo de macaco, MAS SIM DE BURRO.

Falando em burro, cresci ouvindo que eu sou uma girafa. E também cresci chamando um dos meus melhores amigos de elefante. Já ouvi muita gente chamar loira caucasiana de burra, gay de v***** e ruivo de salsicha, que nada mais é do que ser chamado de restos de porco e boi misturados.

Mas se alguém chama um preto de macaco é crucificado. E isso pra mim não faz sentido. Qual o preconceito com o macaco? Imagina no zoológico como o macaco não deve se sentir triste quando ouve os outros animais comentando:

- O macaco é o pior de todos. Quando um humano se xinga de burro ou elefante dão risada. Mas quando xingam de macaco vão presos. Ser macaco é uma coisa terrível. Graças a Deus não somos macacos.

Prefiro ser chamado de macaco a ser chamado de girafa. Peça a um cientista que faça um teste de Q.I. com uma girafa e com um macaco. Veja quem tira a maior nota.

Quando queremos muito ofender e atacar alguém, por motivos desconhecidos, não xingamos diretamente a pessoa, e sim a mãe dela. Posso afirmar aqui então que Darwin foi o maior racista da história por dizer que eu vim do macaco?

Mas o que quero dizer é que na verdade não sei qual o problema em chamar um preto de preto. Esse é o nome da cor não é? Eu sou um ser humano da cor branca. O japonês da cor amarela. O índio da cor vermelha. O africano da cor preta. Se querem igualdade deveriam assumir o termo "preto" pois esse é o nome da cor. Não fica destoante isso: "Branco, Amarelo, Vermelho, Negro"?. O Darth Vader pra mim é negro. Mas o Bill Cosby, Richard Pryor e Eddie Murphy que inspiram meu trabalho, não. Mas se gostam tanto assim do termo negro, ok, eu uso, não vejo problemas. No fim das contas, é só uma palavra. E embora o dicionário seja um dos livros mais vendidos do mundo, penso que palavras não definem muitas coisas e sim atitudes.

Digo isso porque a patrulha do politicamente correto é tão imbecil e superficial que tenho absoluta certeza que serei censurado se um dia escutarem eu dizer: "E aí seu PRETO, senta aqui e toma uma comigo!". Porém, se eu usar o tom correto e a postura certa ao dizer "Desculpe meu querido, mas já que é um afrodescendente, é melhor evitar sentar aqui. Mas eu arrumo uma outra mesa muito mais bonita pra você!" Sei que receberei elogios dessas mesmas pessoas; afinal eu usei os termos politicamente corretos e não a palavra "preto" ou "macaco", que são palavras tão horríveis.

Os politicamente corretos acham que são como o Superman, o cara dotado de dons superiores, que vai defender os fracos, oprimidos e impotentes. E acredite: isso é racismo, pois transmite a ideia de superioridade que essas pessoas sentem de si em relação aos seus "defendidos"

Agora peço que não sejam racistas comigo, por favor. Não é só porque eu sou branco que eu escravizei um preto. Eu juro que nunca fiz nada parecido com isso, nem mesmo em pensamento. Não tenham esse preconceito comigo. Na verdade, SOU ÍTALO-DESCENDENTE. ITALIANOS NÃO ESCRAVIZARAM AFRICANOS NO BRASIL. VIERAM PRA CÁ E, ASSIM COMO OS PRETOS, TRABALHARAM NA LAVOURA. A DIFERENÇA É QUE ESCRAVA ISAURA FEZ MAIS SUCESSO QUE TERRA NOSTRA.

Ok. O que acabei de dizer foi uma piada de mau gosto porque eu não disse nela como os pretos sofreram mais que os italianos. Ok. Eu sei que os negros sofreram mais que qualquer raça no Brasil. Foram chicoteados. Torturados. Foi algo tão desumano que só um ser humano seria capaz de fazer igual. Brancos caçaram negros como animais. Mas também os compraram de outros negros. Sim. Ser dono de escravo nunca foi privilégio caucasiano, e sim da sociedade dominante. Na África, uma tribo vencedora escravizava a outra e as vendia para os brancos sujos.

Lembra que eu disse que era ítalo-descendente? Então. Os italianos podem nunca ter escravizados os pretos, mas os romanos escravizaram os judeus. E eles já se vingaram de mim com juros e correção monetária, pois já fui escravo durante anos de um carnê das Casas Bahia.

Se é engraçado piada de gay e gordo, por que não é a de preto? Porque foram escravos no passado hoje são café com leite no mundo do humor? É isso? Eu posso fazer a piada com gay só porque seus ancestrais nunca foram escravos? Pense bem, talvez o gay na infância também tenha sofrido abusos de alguém mais velho com o chicote.

Se você acha que vai impor respeito me obrigando a usar o termo "negro" ou "afrodescendente" , tudo bem, eu posso fazer isso só pra agradar. Na minha cabeça, você será apenas preto e eu, branco, da mesma raça - a raça humana. E você nunca me verá por aí com uma camiseta escrita "100% humano", pois não tenho orgulho nenhum de ser dessa raça que discute coisas idiotas de uma forma superficial e discrimina o próprio irmão."

_____________________________________________________________________

 The comedian Danilo Gentili joke posted the following on his twitter:

"King Kong a monkey who, after going to town and get famous, get a blonde. Who does he think he is? Football player?"

The NGO Afrobras stood against: "In the coming days we do a letter of rejection. We are still evaluating a criminal representation," said Jose Vicente, president of the NGO. "It was improper, inappropriate, distasteful and disrespectful. Disrespected all black Brazilians and also democracy. Democracy is that you act responsibly," says Vincent.

A few minutes after writing his first "twitter" about King Kong, Gentili tried to justify the microblog:

"Can anyone give me a reasonable explanation why I call gay venison, fat whale, white lizard, but never a black monkey?" (GENIAL) "The joke of King Kong, not the color of the player said. He said the blonde came out with the guy because he is famous.'s Head is that you are prejudiced."

But calm down! This was not the genius that this response is in the title, but THIS:

"If you tell me what is the black race, I must say you're racist, too, as well as dog breeders, we believe that we are separated by race. And if you believe it will have to admit that one race is better or worse the other, because if all races are equal, then the division by race is stupid and unnecessary. To waste time breaking something in the background gives it the same?

Who spread the idea that "black" is a race were the slave. They used it as an excuse to sell blacks as slaves: "We treat them like animals, after all they are of another race than ours. They are the black race."

So when I see a guy saying he is proud of being black, I swear that neither goes through my head calling him monkey, BUT THE ASS.

Speaking of ass, I grew up I'm a giraffe. And also grew up calling one of my best friends elephant. I've heard many people call a dumb blonde Caucasian, gay v ***** sausage and red, which is nothing more than to be called remains of pork and beef mixed.

But if someone calls a black monkey is crucified. And that to me makes no sense. What is the prejudice with the monkey? Imagine how the monkey in the zoo should not feel sad when I hear other animals commenting:

- The monkey is the worst of all. When a man swears to a donkey or elephant laugh. But when will curse monkey trapped. Being a monkey is a terrible thing. Thank God we are not monkeys.

I prefer to be called a monkey to be called a giraffe. Ask a scientist to do a test Q.I. with a giraffe and a monkey. See who gets the highest score.

When we want to really offend and attack someone, for reasons unknown, xingamos directly to person, but her mother. I can say here so that Darwin was the biggest racist in history by saying that I came from monkeys?

But what I mean is that actually do not know what's wrong with calling a black, black. This is the color name is not it? I am a human being Caucasian. The Japanese yellow. The Indian red color. The African black. If you want equality should take the term "black" because that is the color name. It is not so jarring: "White, Yellow, Red and Black" '. The Darth Vader to me is black. But Bill Cosby, Richard Pryor and Eddie Murphy who inspire my work, no. But if so much like the term black, ok, I use, I see no problems. In the end, is just a word. And though the dictionary is a bestseller in the world, I think that words do not define many things, but attitudes.

I say this because the patrol of political correctness is so stupid and shallow that I am absolutely sure I'll be blamed if ever hear me say: "So your BLACK, sit here and take one with me." But if I use the right tone and posture right to say "Sorry dear, but since it is a descendent, it is best to avoid sitting here. But do I get another table more beautiful you!" I know that I will receive praise these same people, after all I used the politically correct terms and not the word "black" or "monkey", words that are so horrible.

The politically correct believe they are like Superman, the man endowed with superior gifts, who will defend the weak, oppressed and powerless. And trust me: this is racism, because it transmits the idea of ​​superiority that these people feel themselves in relation to their "defended"

Now please do not be racist to me, please. Not just because I'm white I escravizei a black. I swear I've never done anything like this, even in thought. Do not have this prejudice me. In fact, Italian-AM DOWN. ITALIAN AFRICAN IN BRAZIL NOT enslaved. And came here, AND THE BLACK, WORKED IN CROP. THE DIFFERENCE IS THAT SLAVE ISAURA MADE MORE SUCCESS TO EARTH NOSTRA.

Ok What I just said was a bad joke because I did not say it as blacks have suffered more than the Italians. Ok I know that blacks have suffered more than any race in Brazil. Were whipped. Tortured. It was so inhuman that only a human being could do the same. Whites Blacks hunted like animals. But also purchased other blacks. Yes Owning slaves was never privileged Caucasian, but the dominant society. In Africa, winning a tribe enslaved and sold the other for dirty white.

Remember I said it was Italian descent? So. The Italians may have never enslaved blacks, but the Romans enslaved the Jews. Already they took revenge on me with interest and monetary correction, because I've been a slave for years booklet of Casas Bahia.

If it's funny joke gay and fat, that is not black? Why were slaves in the past are now latte in the world of humor? Is that it? I can make fun of gay just because their ancestors were never slaves? Think about it, maybe the gay childhood they suffered abuse from someone older with the whip.

If you think you will command respect forcing me to use the term "black" or "African descent", okay, I can do this just to please. In my mind, you and I will be just black, white, the same race - the human race. And you'll never see me around with a shirt written "100% human," because I have no pride of race to be discussing stupid things in a superficial way and discriminates against his own brother. "